Tecnoinfo | Leitor de Código de Barras?
16323
single,single-post,postid-16323,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,columns-4,qode-theme-ver-10.1.1,wpb-js-composer js-comp-ver-4.11.1,vc_responsive

Leitor de Código de Barras?

barras

Leitor de Código de Barras?

O que é, Para que serve? Qual devo comprar?

O leitor de código de barras serve para ler código de barras! Pode parecer meio óbvio se traduzido o conceito desta forma, também um pouco lógico. Mas os leitores de código de barras podem ser mais complexos do que imaginamos, devido à quantidade de códigos existentes e a tecnologia que é utilizada para fazer essa leitura.

Os códigos de barras para entendermos melhor é o conjunto gráfico de dados numéricos ou alfa numéricos representados em um formato de barras, que o leitor ao fazer a varredura através de sua tecnologia, identifica as barras escuras, onde o feixe de luz é emitido é absorvido e onde é a parte clara do código a luz é refletida novamente para o leitor, fazendo assim a captura dos dados, estes são compreendidos pelo computador e os converte em números ou letras, dependendo do código que foi feita a leitura.

Em todos os produtos de consumo, produtos alimentícios, CDs e DVDs, produtos naturais, verduras e legumes, roupas e vestuários, sapatos, entre outros é adotado um código de barras EAN-13 ( nome do código utilizado ), as exceções são no caso de livros e medicamentos controlados. O código de barras nacional foi formalmente adotado em 29 de novembro de 1984.

Então que agora estamos sabendo um pouco mais sobre o código de barras, podemos talvez aprender um pouco mais sobre os leitores, que diferem em vários aspectos:

  • Tipo de leitura
  • Modelos
  • Aplicações
  • Capacidade de leitura

Tentaremos colocar os mais utilizados no mercado para que se entenda corretamente a função de cada leitor, pois como descrito nas características acima, cada leitor tem uma função e uma aplicação específica dependendo do modelo.

TIPO DE LEITURA

O tipo de leitura de cada leitor depende da tecnologia que o fabricante desenvolveu, visando baixo custo e qualidade, porém como sabemos que na nossa atualidade muitas pessoas optam por preço e não muito por qualidade, estes quesitos podem não ser tão importantes na utilização da metodologia escolhida para o dia a dia.

  1. Leitor Laser
  2. Leitor Linear Imager
  3. Leitor CCD

Leitor Laser: Como o próprio nome já diz o leitor usa de uma tecnologia a laser, que é a fonte de luz que faz a leitura do código, normalmente contém um espelho ou um prisma rotativo para que seja feta a varredura do código. Estes leitores normalmente são mais rápidos, tem uma capacidade de leitura em maior distância e tem uma melhor compreensão se tratando de códigos “difíceis” de se ler como por exemplo: os códigos de produtos congelados e molhados, e também em locais com grande luminosidade.

Leitor Linear Imager: Leitores que já não lêem com tanta distância como os leitores laser mas não precisam estar em contato com o código como o leitor CCD, funcionam de forma semelhante a uma câmera digital. O elemento de varredura em um scanner de código de barras de imagem linear é na verdade uma linha de centenas ou milhares de pequenos sensores de luz, cada um mede a luz ambiente. Quando um gerador de imagens linear detecta um código de barras em seu campo de visão, esses sensores tomam uma leitura da luz, efetivamente tomando uma foto do código de barras.

Curiosidade: Se você é particularmente experiente, você pode estar se perguntando por que é que os geradores de imagens lineares têm feixes de luz para começar. Afinal, sua câmera digital funciona muito bem sem um flash, na maioria das vezes. Bem, “a maior parte do tempo” é a chave, aqui: O feixe de luz de um gerador de imagens linear ajuda a iluminar códigos de barras em situações onde eles poderiam não ser legíveis. E o feixe de luz serve outro propósito importante: sem ele, você não seria capaz de apontar corretamente o seu scanner de código de barras.

Leitor CCD: Os leitores que usam da tecnologia CCD ( Charge Coupled Device ), um grupo de pequenos detectores de luz são dispostos em uma única linha em um leitor CCD, assim quantificando a luz circundante emitida pelo código. São projetodos de uma forma que suportam ambientes hostis, porém a facilidade de leitura do código em ambientes muito iluminados são limitados assim como os códigos que pode vir a ler. São os leitores de valor mais acessíveis mas na operação de um dia a dia pode se tornar incômodo por ter uma leitura a qual necessita encostar o leitor no código.

MODELOS Os mais utilizados modelos podem ser atribuídos da seguinte forma: Leitor de Mão:  Com Fio e Sem Fio
Leitor de Mesa.

Estes são os leitores mais utilizados no mercado varejista, se tratando de leitura de código de barras. Mas temos muito mais modelos sendo em alguns casos específicos para alguns códigos de barras como no caso dos leitores de cheque (CMC7), boletos (FEBRABAN), NFe – Nota Fiscal Eletrônica e DANFE (128C) entre outros. Estes códigos, dependendo do modelo do leitor é possível que seja feita a leitura de todos estes códigos em um único modelo. 

APLICAÇÕES As aplicações variam, elas tanto no ramo do varejo como indústrias, como já mencionado acima, os leitores, dependendo da aplicação desejada não é possível alguns modelos ou até mesmo tecnologia, em alguns casos é indicado somente algum tipo de leitor, não que não se possa usar um modelo com um tipo de leitura específica para certos ramos, mas garanto que existe um leitor para cada tipo de atividade, podendo assim desempenhar a melhor função e agilizando o processo, que é o ponto forte de uma boa escolha de leitor.

  • Varejo
  • Hotelaria
  • Transporte
  • Manufatura
  • Saúde
  • Gerenciamento de Armazéns

CAPACIDADE DE LEITURA

Para cada leitor uma capacidade de leitura e especificação de códigos que podem ser lidos. Sendo estes podendo ser em 1D (os códigos mais conhecidos) ou 2D como por exemplo o QR Code e Datamatrix, que tem ganhado mais espaço no mercado atualmente.
A capacidade de leitura, também podemos especificar pela velocidade de varredura de cada leitor que varia de cada equipamento, sendo os de maior varredura e capacidade de leitura o leitor laser.

QUAL LEITOR COMPRAR?

Portanto agora que temos uma breve explicação do que é um código de barras, pra que serve um leitor, basta decidir que leitor utilizar. Nós da Tecnoinfo temos o conhecimento necessário para oferecer o melhor equipamento para a atividade desejada, não pense no barato, não pense em “qualquer um”, pense que o leitor de código de barras é um periférico que auxilia na venda de seu produto, agiliza seu estoque, capta com maior precisão as informações para auxiliar o dia a dia de sua rotina empresarial, portanto, a escolha de um determinado leitor faz toda a diferença. Caso ainda haja dúvidas, entre em contato, não deixe essa dúvida prejudicar seu rendimento.

 

Felipe Sezerino

No Comments

Post A Comment